terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Análise de uma plataforma de ensino em regime e-learning: Livemocha

Razões subjacentes à selecção efectuada:

Dentro de uma economia globalizante existe a necessidade de que todos os cidadãos possam interagir entre si. Uma das formas de comunicação pode estar relacionada com a necessidade de utilização de um idioma comum, quer por questões profissionais quer por questões culturais.

Factores de escolha:
- Ser de utilização gratuita;
- Ser centrado no utilizador;
- A existência de utilizadores com conhecimentos básicos ou com conhecimentos mais avançados;
- Ser um espaço de aprendizagem colaborativa;
- A existência de várias formas de aprendizagem: auto-aprendizagem e aprendizagem monitorizada (com pessoas de vários Países);
- A existência de vários níveis aprendizagem: inicial, intermédia e avançada;
- Dentro do sistema é feita a avaliação de desempenho automaticamente na própria plataforma e ainda, uma avaliação entre os próprios utilizadores;
- Relativamente à certificação o Livemocha auxilia os utilizadores que procuram candidatar-se a exames de proficiência linguística junto aos órgãos competentes.

Organização e funcionamento do curso:

O curso divide-se em quatro áreas fundamentais: aprendizagem, pratica, partilha e interacção.
A plataforma baseia-se num registo inicial do utilizador. O utilizador caracteriza-se de acordo com a língua que fala e de acordo com a língua que pretende aprender. Como plataforma de ensino digital não tem uma estrutura hierárquica linear definida, funciona como sistema hipermédia possibilitando uma navegação análoga à do hipertexto.

Estrutura, conteúdos e dinâmicas de trabalho seleccionadas no curso:

Idiomas Disponíveis: Chinês (Mandarim), Inglês, Francês, Alemão, Hindu, Islandês, Italiano, Japonês, Português, Russo e Espanhol
Nível de cada Curso: O LiveMocha oferece cursos para iniciantes e cursos intermédios:
-Para estudantes de nível básico com pouca ou nenhuma familiaridade com o idioma;
-Para estudantes que conseguem articular frases e que sejam capazes de reconhecer o vocabulário básico;
-Para estudantes com facilidade de diálogo e de acompanhar conversações simples;
-Para estudantes que conseguem acompanhar conversações mais complicadas;
- Possibilidade de um utilizador frequentar mais de um curso em simultâneo.
Actividades: Leitura, escrita, expressão e compreensão oral.
Todas estas actividades são auxiliadas pelos utilizadores registados com capacidades para poder avaliar:
- Leitura de palavras, audição de palavras, audição de palavras ou frases;
- Escrita de mensagens, prática de competências na escrita, com o feedback da comunidade;
- Gravação de mensagens, prática de competências na expressão oral, com o feedback da comunidade;
- Diálogo com parceiros para a prática ao nível da conversação.

Flashcards: são uma forma divertida e fácil de rever os conteúdos de uma lição. O utilizador após ter seleccionado o tipo de lição que pretende aprender, escolhe um conjunto de flashcards, ao qual pode adicionar quantos flashcards quiser dentro da lição seleccionada. É
feita uma classificação, através de uma lista actualizada com os cinco membros com mais pontos, de cada lição.
Práticas: existência de uma secção “prática” que ajuda o utilizador no vocabulário, na pronúncia e na consolidação do idioma. O utilizador pode praticar sózinho enviando respostas por escrito ou gravada e ainda, pode praticar com um amigo ou membro da comunidade.

Diálogo: O utilizador selecciona um amigo ou membro da comunidade para um diálogo.

Expressão Oral: O utilizador lê em voz alta um texto (em simultâneo faz a gravação) e seguidamente selecciona um amigo ou um participante “falante” da comunidade para o rever e avaliar.

Escrita: É concedido um espaço ao utilizador para escrever as respostas e tal como na expressão oral o utilizador seguidamente selecciona um amigo ou um participante “falante” da comunidade para o rever e avaliar.

Comunidade:

Dentro da comunidade o utilizador pode enviar mensagens (envio de convite para chat), convidar amigos, localizar amigos (encontro de utilizadores que estão a aprender e a falar os mesmos idiomas) e gestão de amigos.
Qualquer utilizador pode dar o seu feedback sobre exercícios de expressão oral e escrita para outros utilizadores (estudantes) de outros idiomas da comunidade. Este feedback consiste numa avaliação (numa escala de 1 a 5) e comentários acerca da gramática, escolha de palavras, relevância do tópico, ortografia, pronúncia ou qualquer aspecto que o utilizador considere importante. Os melhores comentários recebem prémios semanais como forma de realçar os contributos dos utilizadores para a comunidade.
Ainda, o utilizador ao completar qualquer combinação de acções na plataforma recebe pontos. O número de pontos que o utilizador recebe depende das suas acções.
Qualquer utilizador pode bloquear o acesso a um determinado utilizador de forma que este não possa mais aceder ao seu perfil, ver os seus exercícios, enviar mensagens e enviar convite para chat’s.

Conclusões:

O e-Learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação à distância. Ambas as modalidades convergiram para a educação on-line e para o refinamento baseado em Web.
Este tipo de plataforma (LMS – Learning Management System) possibilita a difusão do conhecimento e fornece informação para os estudantes abrindo um novo mundo para a distribuição e partilha de conhecimento, tornando-se também uma forma de democratizar o
saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
No caso da plataforma estudada, a mesma parece-nos uma poderosa ferramenta de aprendizagem de línguas à distância.
É uma plataforma bem estruturada, que parece dar resposta às dificuldades de uma multiplicidade de utilizadores, integrando-os em níveis de aprendizagem similares às suas dificuldades/necessidades.
Como critica a esta plataforma, consideramos apenas que a mesma deveria aplicar um teste prévio ao aluno/utilizador (devidamente registado), para que haja uma maior exactidão na aplicação do nível correcto de aprendizagem.
O e-learning em geral, é sem duvida uma mais-valia para a criação de redes sociais de aprendizagem e conhecimento de um modo flexível, moldável às necessidades de cada indivíduo, e muitas das vezes sem custos.
Em suma, o e-Learning não põe em causa os papéis clássicos do aluno e do professor (quando aplicável), modifica apenas a abordagem.

Referências Bibliográficas:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learningg

- http://www.livemocha.com/
Trabalho elaborado pelo Grupo B:
Ana Matos, Eduardo Aquino, Eduardo Nunes, Isabel Pinto-Coelho e João Piedade.

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